Este manual foi elaborado tomando-se como premissa básica a sua facilidade de entendimento pelo usuário, seja ele interno ou externo. Seu objetivo principal é o de orientar acerca dos procedimentos administrativos relativos à Gerência de Recursos Humanos (GRH), especialmente no tocante ao Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e Recursos Humanos (SIGPRH) que foi implantado recentemente.
Como resultado, espera-se conferir mais agilidade e transparência aos processos concernentes à GHR (principalmente no tocante à maior adesão ao SIGPRH), bem como a geração de processos com um menor número de erros (devoluções e retrabalho).
Nesse sentido, um primeiro passo é entender o fluxo de trabalho dentro da gerência, bem como conhecer a sua estrutura e seus objetivos. De acordo com o Regimento Interno da Reitoria (Res. 001/2005/CONSU) a GRH é o órgão da Reitoria responsável pelo planejamento, desenvolvimento, recrutamento, seleção e controle de pessoal, exercendo suas funções com apoio de subunidades organicamente articuladas, a saber:
1. Departamento de Pessoal (DP)
2. Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH)
3. Departamento de Avaliação e Assistência ao Servidor (DAAS)